domingo, 1 de abril de 2012

LEITURA: OBRIGAÇÃO OU PRAZER?

Pesquisa aponta que brasileiro reconhece importância da leitura, mas prefere outras atividades
Este é o principal diagnóstico da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada nesta semana pelo Instituto Pró-Livro


Hoje li mais uma matéria sobre o comportamento do brasileiro perante a leitura....

Todos que trabalham com iniciativas de incentivo a leitura sabem que as ações voltadas a "nobre causa" são  URGENTES,  pois toda a mobilização que se faz hoje neste sentido,  leva muuuuuito tempo para refletir na sociedade como mudança de comportamento e de valorização.

É por isso que precisamos trabalhar intensamente com nossos pequenos leitores HOJE, AGORA, JÁ,  para que eles possam mudar de fato o panorama do povo brasileiro no futuro.

Fiz aqui três destaques que me chamaram a atenção e  a matéria completa é bem interessante, vale a leitura....(segue link abaixo)

"O brasileiro sabe da importância da leitura para progredir na vida, mas continua considerando a atividade desinteressante".

"O brasileiro associa a leitura à obrigação e não ao prazer".



“Que escola é essa que nós temos que não consegue desenvolver leitores para a vida inteira?”, pergunta Maria Antonieta.


 A representante do Ministério da Cultura defende que as escolas e as bibliotecas, apontadas como um local desinteressante pelos entrevistados, precisam ter bons mediadores de leitura.“São professores verdadeiramente capazes de fazer o olhinho do aluno brilhar ao ouvir uma história. Para isso o próprio professor precisa ser um apaixonado pela leitura”.

Professora Maria Antonieta Cunhada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMF) e diretora do programa do Livro Leitura e Literatura do Ministério da Cultura.

Click no link abaixo e leia a matéria na íntegra

 http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/04/01/pesquisa-aponta-que-brasileiro-reconhece-importancia-da-leitura-mas-prefere-outras-atividades.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário