quarta-feira, 18 de abril de 2012

MONTEIRO LOBATO

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL - 18 DE ABRIL

HOMENAGEM A MONTEIRO LOBATO

18-04-1882 / 04-07-1948

 Hoje é um dia importante na história da literatura infanto-juvenil brasileira. E quem é apaixonado por literatura não poderia se esquecer desse escritor que foi pioneiro na produção de livros para as crianças deste país!
E é por isso que deixo aqui registrado um pouco sobre ele e seus livros... mas há muito o que pesquisar e descobrir....



"Ainda acabo fazendo livros onde nossas crianças possam morar."

Era um  homem além de seu tempo!

e um Homem de PAIXÕES:
paixão pelas crianças;
paixão pelo Brasil e
paixão pela comunicação!

Criador do famoso "Sítio do Picapau Amarelo" e de seus inesquecíveis  personagens que marcaram a infância de várias gerações.



Mais da metade de seus livros, Monteiro Lobato escreveu para o público infanto-juvenil com a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da nossa juventude. Há  pelo menos três gerações de brasileiros que se desenvolveram sob a influência de suas obras e de seu pensamento.

 A outra parte de sua obra é basicamente política, como política era também sua militância intensa como jornalista e editor.

Era  política, porque mostrava sua grande preocupação com a situação de nosso povo e seu engajamento nas lutas por mudanças na sociedade brasileira. Consequência dessa luta: sofreu as agruras das prisões e da perseguição.
 
Monteiro Lobato não podia viver sem estar se comunicando com as pessoas, principalmente com as crianças. Suas obras incitam ao diálogo e à busca de parceiros para as brincadeiras. Quando escrevia em jornais, fazia questionários e pedia a opinião de seus leitores.
Se Lobato estivesse vivo seria um grande “interneteiro”. Estaria aproveitando ao máximo a interatividade, a possibilidade de diálogo, a capacidade de reunir gente oferecida pela rede mundial.

A obra de Lobato é grande e as edições receberam cara nova e mais atualizada.... uma dica é fazer uma pesquisa dessa obra e selecionar histórias da turma do Sítio que vão encantar a criançada.



 

Quer saber mais?


1- Este site da globo é muito bom... tem informações completas sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato e é bem interativo..... vale visitar e explorar...

http://lobato.globo.com/


2- Dica de leitura para professor

Uma excelente pesquisa sobre a obra de Monteiro Lobato!



Livro: "Monteiro Lobato livro a livro"
Marisa Lajolo e João Luís Ceccantini (org.)


"Escrito a muitas mãos por professores e pesquisadores de diferentes instituições, este livro se ocupa do inventor do Sítio do Picapau Amarelo. Precedido de discussões breves sobre linguagem, imagens, ilustrações e práticas editoriais do escritor, cada capítulo dedica-se a um título de sua produção infantil.
Além de permitir sempre um novo olhar sobre a expressividade e o significado de cada livro de Monteiro Lobato direcionado às crianças brasileiras, uma das novidades desta coletânea é apresentar  o percurso cumprido obra a obra, empreendendo uma visita à oficina do autor e buscando recuperar a forma com que ele se dedicava a reescrever seus textos, promovendo numerosas alterações e renovando, a cada edição, o pacto estabelecido com seus leitores."




Nenhum comentário:

Postar um comentário